22 de setembro de 2009

DEPOIMENTO – Rafael Cruvinel





"Sem dúvida a melhor e mais importante experiência da minha vida”




Durante sete meses trabalhei em uma granja leiteira e laticínio situados no estado de Dakota do Norte no Estados Unidos. A fazenda produzia leite tipo A, queijos e iogurtes, e toda a cadeia de produção acontecia dentro da própria fazenda. Todo o trabalho -campo e planta processadora- era conduzido por seis pessoas: Blaine Goetz (proprietário da fazenda), Kathy Goetz (esposa de Blaine), Travis Goetz (filho mais velho de Blaine), Cho Yang Sang (estagiário da Corea), Hiroki (estagiário do Japão) e eu.










Fazenda de gado de leite e o seu processamento exigem bastante das pessoas que nela trabalham. As vacas eram ordenhadas todos os dias, duas vezes ao dia.
Travis era responsável pela parte de campo enquanto que Blaine ficava na planta processadora. Kathy e os estagiários trabalhavam em ambas as partes. As principais atividades realizadas por mim foram: ordenha das vacas, higienização da sala de ordenha e planta processadora, alimentar os bezerros, pasteurizar e envasar o leite, análises microbiológicas e fisico-químicas, fabricação de queijos e iogurtes, inseminação artificial e cuidados com a saúde e bem-estar dos animais.



O começo do estágio foi difícil, já que eu estava em um país diferente, com cultura, comida e língua diferentes. Além de todas estas dificuldades que eu citei, o inverno em Dakota do Norte é muito rigoroso. Nos meses de fevereiro e março ventava e nevava quase que todos os dias e a temperatura variava entre -20 a -30ºC. Com certeza essa foi a minha maior dificuldade. Porém após a fase de adaptação as coisas realmente melhoraram e o tempo passou muito rápido. Era preciso estar sempre disposto e preparado para trabalhar e o crescimento profissional aconteceu automáticamente. Todos os dias aprendia sobre novas tecnologias. O que eu posso falar sobre meu estágio é que esta foi, sem dúvida, a melhor e mais importante experiência da minha vida. Aprendi realizar todos os tipos de trabalho e conheço toda a cadeia de produção do leite tipo A. Não tenho palavras para agradecer a família Goetz. Considero-os como minha segunda família e jamais esquecerei tudo o que fizeram por mim. São realmente pessoas especias.
Após o fim do meu estágio tive a oportunidade de conhecer uma boa parte da costa oeste dos Estados Unidos. Foi uma viagem maravilhosa. Passei por Los Angeles e San Francisco no estado da Califórnia, Las Vegas no estado de Nevada e realizei o sonho do conhecer o Grand Canyon situado no estado do Arizona.


Foram alguns meses da minha vida que dediquei quase que exclusivamente ao meu trabalho. Acredito realmente que foi um divisor de águas em minha vida. Estou mais forte, amadurecido e acredito muito em mim mesmo. Estou mais corajoso e não me preocupo mais se os próximos desafios em minha vida serão fáceis ou difíceis, sejam eles profissionais ou pessoais. Tenho certeza irei vencer TODOS!
A CAEP, meus sinceros agradecimentos pela grande oportunidade.



Rafael é acadêmico da UFLA.

1 de setembro de 2009

Depoimento de Mariana Carielo, estágio vinicultura França

Uma das minhas melhores experiências na vida foi ter ido pra França, fazer o estágio de final da graduação.
Me mandaram pra uma fazenda/vinícola em uma cidade de 400 habitantes, chamada Arbis, 30 km ao sul de Bordeaux.


A adaptação no começo foi difícil, pelo hábitos e principalmente por causa da comida. Nunca imaginei comer ostras, marisco e quanto mais “escargot”, afff.. E carne de coelho? E pato? Pois é, foram essas e outras várias inusitadas comidas a que tive que me adaptar, e pra falar a verdade, se eu pudesse, continuaria comendo até hoje. Uma delícia!!



Mr. Alain e Marie Jo, duas pessoas encantadoras, meus segundos pais nos meses em que vivi na Europa, até mesmo quando resolvia viajar pra fora da fazenda, estes me enchiam de conselhos, e esperavam a minha ligação para dizer que estava tudo bem.




Mesmo sendo tratada como filha, tive que acordar cedo todos os dias e ajudar o filho Fred na colheita e na produção de vinho. Fazia de tudo, carregava mangueira, bombeava o vinho, analisava amostras, dirigia trator, etiquetava caixa, rotulava garrafa, enfim, de tudo um pouco. E nas épocas que as coisas eram mais tranqüilas, eu ajudava com as crianças Inês e Martin. Inês desde o começo me adorava, mas Martin era desconfiado. Hoje quando falo com ele no telefone, me pede pra voltar, e diz que está com saudades.

Quando deixei a fazenda, chorei, e disse que voltaria, com meu futuro marido e meu futuro filho. E parti no mundo, com uma mala e fui atrás de realizar meu sonho de conhecer o resto do continente. Não deu pra ir muito longe, afinal, só me restava 1 mês de visto. Mas visitei na França, Bordeaux, St. Emillion, Carcassone, Toulouse, Strasbourg e claro, Paris. Na Itália, fui a Milão, Florença e Pisa. Dei uma passada por Amsterdam e Bruxelas onde passei o Natal e retornei ao meu país querido.



Foi uma experiência incrível, não me arrependo de nada. Hoje sou Engenheira Agronôma e graças a experiência oferecida pela CAEP, hoje sou mais madura e mais feliz por ter 2 famílias!!!

Mariana Carielo

Mariana foi aluna de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina.